Gojyu-ryu

História do Gojyu-ryu

Karate é uma antiga disciplina criada para ensinar seus seguidores não apenas como auto-defesa, mas também como melhorar a auto-estima e ajudar cada um a adquirir consciência do mundo em que vivemos.

Muitas pessoas começam a praticar karate por razões diferentes. Algumas estão interessadas em aumentar sua capacidade pessoal, outras estão interessadas em aprender uma defesa pessoal, enquanto outras estão interessadas em uma maneira emocionante de entrar em forma. Karate oferece tudo isto e muito mais. Muitas vezes os iniciantes começam a treinar karate com apenas expectativas básicas e ficam chocados ao descobrirem o quão grande podem ser os benefícios com a prática de uma arte marcial. Como qualquer atividade, quanto mais você treina, maiores serão os benefícios e os resultados alcançados.

Ao contrário da crença popular, o karate não é um esporte de luta. Na verdade, é uma arte de defesa pessoal. O objetivo do karate não é aprender a lutar, mas sim aprender a não brigar. No caso de uma luta, o objetivo não é vencer, mas sim não perder. Como o Dai Sensei Meitoku YAGI sempre dizia:

"Não tenha como principal objetivo dominar as técnicas do karate para se tornar um grande Mestre. Você deve estudar o karate e utilizá-lo como uma caminho para a sua vida, ou seja, através do karate você deve encontrar o seu verdadeiro caminho. Este é o nosso objetivo."

Uma Breve História do Karate de Okinawa

Olhando para o desenvolvimento dos estilos tradicionais de karate de Okinawa, podemos obter informações valiosas sobre esta arte milenar, tendo um papel significativo na formação da cultura do povo de Okinawa.

Okinawa é uma pequena ilha localizada no sul do Japão. Em 1392, 36 famílias chinesas imigraram para Kume, aldeia em Naha, Okinawa. Cada uma dessas famílias eram especializadas em alguma forma de cultivar o desenvolvimento nesta pequena ilha. Assim nasceu uma nova cultura na combinação da cultura dos imigrantes chineses com o povo okinawano. Os okinawanos cresceram de uma forma pacífica e cortês, diferente da China e Japão. Com o assentamento dessas famílias em Okinawa, a tradição e os costumes, assim como as artes marciais foram transmitidas para o povo okinawano. Dai Sensei Meitoku YAGI pôde realmente encontrar as raízes de seus ancestrais como o assentamento dessas famílias.

Em 1609, os membros do clã Satsuma invadiram e conquistaram Okinawa para o império japonês. Depois disso as armas foram proibidas para o povo de Okinawa. Esta situação foi fundamental para o desenvolvimento de uma arte de combate desarmado em Okinawa, que acabaram se transformando em diferentes estilos de karate que vemos hoje em dia. No entanto, a prática de artes marciais também foi proibida, os estudantes tinham de treinar em segredo, muitas vezes no meio da noite nos quintais das casas dos Senseis.

A ocupação militar durou quase três séculos, até 1879, quando Okinawa se tornou uma parte oficial do Império Japonês.

Com o tempo, o karate passou a ser praticado abertamente, já não era necessário treinar em segredo, e por volta da virada do século XX as artes marciais foram introduzidas no currículo das escolas na ilha. Os japoneses sentiram que os homens jovens adquiriram corpos saudáveis e bom caráter moral através da prática das artes marciais e seriam mais produtivos na cultura militar japonesa.

Sensei Miyagi e o Karate Gojyu-ryu

Sensei Chojun Miyagi é o fundador do estilo de Karate Gojyu-ryu. Ele nasceu dia 28 de Abril de 1888 em uma família rica de Okinawa. Ele começou seu treinamento com o Sensei Aragaki Ryuko em 1900, com 12 anos de idade. Em 1902, quando Miyagi tinha 14 anos Sensei Aragaki apresentu-o ao Sensei Kanryu Higashionna, Mestre de Kaha Te Karate. Sensei Higashionna o aceitou como aluno e os dois treinaram juntos até a morte do Sensei Higashionna em 1915.
A partir daí, Sensei Miyagi viajou à China para aumentar seu conhecimento nas artes marciais. Ele estudou os princípios e filosofias de muitos estilos chineses, a fim de aumentar seu conhecimento e compreensão. Eventualmente, ele formulou o seu próprio estilo de karate, que combinou a forma rígida das artes marciais externas com o estilo suave das artes marciais internas em um único estilo, método altamente eficiente de defesa pessoal. A eficiência brutal do estilo foi concebida para a auto-defesa e muito eficiente para uma saúde perfeita e não como um esporte.
Em 1930, Sensei Miyagi nomeou seu estilo de Karate de Gojyu-ryu, que significa estilo do rígido e suave. Esse nome foi tirado de um dos seus poemas favoritos, O Kempo Hakku, ou as oito leis do punho.
"HO WA GOJYU WO TONDO SU"
"O modo de inspirar e expirar são ambos o rígido e o suave"
Miyagi morreu em 8 de Outubro de 1953. Após sua morte, seus ensinamentos foram transmitidos por Meitoku YAGI e outros três de seus alunos.