Okinawa Goju-ryu Karate-do








Goju-ryu é uma escola de karatê originária de Okinawa. É um estilo que mescla formas "rígidas, duras" (Go) com formas "suaves" (Ju), criado por Chojun Miyagi, aluno do mestre Kanryo Higaonna, maior autoridade do Naha Te em Okinawa. Mestre Miyagi após passar 4 anos na China, onde treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan, voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do YIN-YANG (as energias negativa e positiva que regem o universo), ele uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-Te, criando o Goju-ryu - A Escola do Rígido e Flexivel. GO = RÍGIDO JU = FLEXÍVEL RYU= ESTILO.
O primeiro nome do Goju-ryu Karate-do foi: GOJU-RYU TO-DE KEMPO, porém não foi autorizado pelo governo japonês.
O Goju-ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina
como agir: se com energia ou calma, rapidez ou suavidade. Caracteriza-se por optar por posições altas, mas estáveis e poderosas, mais próximas da luta de rua. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluída e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave, desviando-se dos obstáculos, ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente.
Goju-Ryu é um dos estilos mais populares de karate no mundo hoje. É o único estilo com reconhecimento pelo Dai Nipon Butokukai. Esta é uma conquista deixada pelo seu fundador, Chojun Miyagi , que dedicou uma vida inteira em benefício do karate, difundindo a arte no mundo inteiro. Chojun Miyagi teve muitos estudantes ao longo de seus anos como Mestre de karate, entre eles os mais dedicados em Okinawa eram Juhatsu Kyoda, Jinan Shinzato, Seiko Higa, Meitoku Yagi, Seikichi Toguchi, e Eiichi Miyazato. Miyagi começou a ensinar em torno de 1916. Ensinava no quintal de sua casa, onde os estudantes treinavam de dois a três anos somente exercícios físicos de formação e preparação, como o kata Sanchin, antes de iniciarem o treinamento formal do karate. Somente os estudantes mais dedicados permaneciam, pois era necessário muito esforço e dedicação para trilhar o caminho do karate.