Mestre Meitatsu YAGI (Diretor da IMGKA), fala para o The Brantford Expositor "Karate é para todas as idades"
Entrevista com Mestre YAGI para o The Brantford Expositor do Canadá, por Vincent Ball - Quarta-feira, 15 de Junho de 2011:
As pessoas que acreditam que o Karate é só para jovens, estão erradas, diz um Mestre de Karate de Okinawa, que estava na Quarta-feira em Brantford. Karate tradicional é algo que as pessoas de todas idades podem fazer, incluindo aqueles que são idosos, disse Mestre YAGI, Hanshi 10º DAN para o "The Expositor". Eu tenho um aluno de 82 anos "disse YAGI". Ele começou a treinar com 75 anos.
Este equívoco que somente as pessoas mais jovens podem praticar karate, existe porque muitos só vêem "o karate como esporte" ou karate competição. Karate tradicional enfatiza o crescimento espiritual, assim como a saúde física e emocional além da competição, disse YAGI .Normalmente as pessoas começam treinar karate quando são jovens e muitas vezes se envolvem no "esporte karate",no entanto, muitas vezes interrompem seus treinamentos ou param totalmente para se dedicarem aos estudos e ao emprego que conquistaram. Quando eles tem mais de 30 anos, muitas vezes voltam a treinar artes marciais e que é quando começam a procurar o karate tradicional, disse YAGI.
Acompanhado por seu filho Akihiro, YAGI foi para Brantford para realizar um seminário para os membros canadenses da International Meibukan Gojyu-Ryu Karate-Do Association com o Sensei Ken Trebilcock, da Budokan Karate Dojo em Brantford.Gojyu-Ryu refere-se a um estilo de karate e significa "duro e suave." Meibukan traduz-se para a casa do guerreiro puro ou com a mente limpa e tranquila.
YAGI é o diretor mundial da associação e Akihiro é o vice-presidente, seu outro filho Akihito é o presidente da associação.O seminário foi na quarta-feira e contou com cerca de 30 pessoas de Brantford, Londres, Guelph, Cambridge e St. Catharines.Um torneio foi realizado (Mundial da Meibukan) em Cambridge e atraiu cerca de 200 participantes.
Existem muitas pessoas ao redor do mundo que treinam o karatê gojyu-ryu da Meibukan, sendo que alguns viajam para Okinawa para treinar com o Mestre YAGI.Os americanos estavam entre os primeiros a treinar com a família YAGI, seguido por pessoas da Índia e do Brasil, os canadenses chegaram pela primeira vez no início dos anos 80. Existem muitos Meibukan Dojos por todo o Canadá. Há também Meibukan Dojos no Reino Unido, Itália, Israel, Sri Lanka, Filipinas, Irã, República Checa, Geórgia, Rússia, Brasil e Hong Kong.
YAGI tem viajado o mundo durante décadas para treinar e ensinar as pessoas sobre a Meibukan.A Internet ajudou a gerar interesse no seu estilo de karate e as pessoas que fazem suas pesquisas para entenderem a história do estilo para viajarem para Okinawa em busca da família YAGI, a fim de treinar seu estilo de karate."As pessoas olham para o nosso site, eles aprendem sobre a nossa história e eles vêm para treinar com a gente", disse ele. "Eles estão interessados em estudar e aprender karate tradicional."Além da prática de auto-defesa, que são aspectos do karate, a Meibukan ajuda a ganhar confiança, melhorar a saúde geral da pessoa e tem como desde a sua fundação, uma sólida base filosófica.
Enquanto outros estilos de artes marciaise karate ensinam as pessoas a ganhar, a Meibukan ensina as pessoas a "não perder".O objetivo da Meibukan é ensinar uma pessoa a ser boa e contribuir para o mundo. Não há o primeiro ataque na Meibukan.
YAGI tem realizado seminários em Brantford anualmente nos últimos anos.
Fonte: The Expositor