Artigos - Sensei Maurício

Mensagem para 2012
Por Maurício Marcondes do Nascimento

Quero deixar uma importante mensagem para todos praticantes e admiradores das artes marciais:
Não sou dono da verdade, porém tenho meu ponto de vista diante dos meus objetivos e experiências com as artes marciais através da prática e ensinamentos, sempre lembrando que é o meu ponto de vista e não a verdade absoluta, assim sendo, se for útil para você aplique no seu dia a dia, caso contrário descarte e continue sua caminhada.

Acredito que este é o momento de meditarmos sobre o caminho que queremos trilhar por meio das artes marciais, pois pelo meu entendimento e minha escolha, quero praticar e transmitir o que acredito ser a verdade, ou seja, acho importante a busca da consciência através da prática constante e para mim o karatê é uma poderosa ferramenta que nos leva à esse "caminho".

Estamos passando por um momento de transição e muitas coisas estão sofrendo e ainda sofrerão uma grande transformação como já podemos ver todos os dias, porém a maior transformação deve ser a interior. Este é o momento de cada um trabalhar para encontrar o propósito de sua própria caminhada e mais, saber de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais unida e com espírito de cooperação. Infelizmente até na prática do karatê existe a incansável luta pela busca do EGO, sendo que esta só cria pessoas frustradas e problemáticas por não poderem alcançar o tão desejado objetivo: "Ser o melhor".

Não tenho nada contra a competição, porém acredito que os karatecas devam ser bem orientados sobre a prática de tal caminho, pois o treino que tem um só objetivo "ganhar" torna -se vazio e pobre e aquele que pratica o karatê por amor a arte, consegue encontrar vários caminhos dentro de um, consegue trabalhar com a essência, filosofia e não somente com a parte física, e sabemos que o karatê está além do que podemos ver.

Por todos esses fatos e muito mais, minha mensagem é bem simples:

Assim disse o Mestre:

"Nada está separado;
Somos todos uma só consciência através da prática.
O homem ignorante acredita que está sozinho no Universo;
Enquanto o Sábio, sabe que a sua essência começa e termina no próximo"

 FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO!